domingo, 26 de junho de 2011

Da série "Você está cansado de saber, mas nem sempre se lembra": Listas do que fazer (“to do lists”)

Ninguém deixa de listar o que tem que fazer. Especialmente, num momento em que há cada vez mais coisas despertando nosso interesse ou nos pressionando.
Como uma espécie de “gremlims” (Lembra deles?) não param de se multiplicar, de maneira assustadora. A gente vai listando, anotando, escrevendo, digitando.
Bom, e daí? A primeira providência é relaxar. Você não vai nunca conseguir fazer todas as coisas que passam pela sua cabeça ou que parecem possíveis de serem feitas. Não adianta: vai ter de fazer escolhas, o tempo todo.
Alguns lembretes:
- É fundamental usar um “cartão vermelho”, como um bom “juiz”, para não deixar nem entrar na lista aquilo que parece “suspeito. Ou seja, o que não é urgente, não é importante, e que você sabe que é apenas levemente desejável, deve ser tratado com rigor. Quanto menos inflada a lista, melhor.
- Depois: não trate todos os itens da lista como se fossem iguais. Eles não são. Então, diariamente (sim, diariamente) analise sua Lista e extraia dela não mais do que 6 (seis) itens. Será seu Menu do Dia.
- O que é urgente vai, logo, logo, tocar sirene no seu ouvido. A grande questão é identificar, para entrar no Menu, aquilo que é importante, o que, de fato, tem relação com suas metas, seus sonhos. Garanta que alguns desses itens passem para o seu pequeno cardápio, levando em conta você com você mesmo, você e os outros e você e o ambiente que o cerca.
- Pode ser uma pequena folha de papel,um post it; pode ser uma função do seu smartphone ou de seu computador. Não importa O que é chave é deixar este Menu sempre à vista, ao longo do dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário