O Livro


Com prefácio de Ricardo Young, propõe uma nova abordagem sobre o uso do tempo, capaz de lidar com a saturação e a aceleração do tempo de uma sociedade apressada, no contexto de um planeta ameaçado.

0  que há em comum entre a nossa falta de tempo e a sustentabilidade?

Escravos de uma concepção de tempo que não se sustenta mais, contribuímos com nosso estilo de vida acelerado para impactar e ameaçar o ambiente natural e social onde vivemos. Assim como a economia, a sociedade, a produção e o consumo estão sendo repensados, nossa relação com o tempo não pode ficar fora dos novos conceitos de sociedade sustentável.

“Tempo Orgânico - Um roteiro para você se reinventar, em meio à vida apressada e à saturação do planeta” (Editora Sinergia), do consultor de comunicação e sustentabilidade corporativa Alvaro Esteves - com prefácio de Ricardo Young - propõe uma abordagem inovadora do uso do tempo, que integra as relações da pessoa consigo mesma, com os outros e o com o meio ambiente.

O livro traz um roteiro conceitual e prático, que permite um diagnóstico sobre o que precisa alterado para o melhor uso do tempo na sociedade atual, além de propor medidas objetivas para que estas mudanças possam ocorrer. Visa um cotidiano mais produtivo, sem abrir mão da qualidade de vida e do respeito ao desenvolvimento sustentável.

Não é mais uma questão de velocidade nem de tecnologia
Alvaro trabalha com a temática do tempo desde a década de 90. “Na época, li tanto sobre o assunto, para lidar coma minha “falta crônica de tempo” de executivo estressado, que acabei dando cursos empresariais e escrevendo um livro (“Uma questão do tempo”, Editora Objetiva).

Mas o problema agora é bem mais complexo, acredita o autor. Quanto mais “corremos atrás”, mais complicado fica atender às demandas do chefe e da família, os compromissos, as tentações da internet e das redes sociais. São pressões de fora, nem sempre em harmonia com nossos desejos e valores. A tecnologia e suas facilidades nos colocaram num patamar em que é difícil sermos muito mais rápidos do que somos, nem fazermos mais coisas do que já fazemos. A questão é achar uma nova maneira de lidar com tantas variáveis conflitantes, que acabem sendo até mesmo fonte de estresse e de doenças.

Tempo Orgânico aborda dilemas e propostas concretas, trazendo para reflexão temas como o da interdependência e cooperação, a busca da simplicidade, o indivíduo como sabotador das suas próprias prioridades, a as lições da natureza com seus ciclos e ritmos