Sobre o autor

Carioca, mora no Rio “desde sempre” (fora alguns períodos em Niteroi, São Paulo e Milão) mas, nos últimos anos, tem passado parte do ano nos USA, acompanhando de perto o crescimento dos netos Daniel e Lucas, que lá residem.


Com o conceito de Tempo Orgânico, reúne dois de seus grandes interesses: as relações  com o tempo, numa sociedade cada vez mais apressada; e as relações com o ambiente que nos cerca, neste delicado momento da nossa civilização. O Tempo Orgânico é uma abordagem inovadora sobre o que há em comum entre essas duas questões. 

Alvaro é consultor em comunicação e sustentabilidade corporativa. É  sócio-diretor da  Ekobé e consultor da Vision Desenvolvimento de Pessoas. Na área de sustentabildiade tem atendido clientes como Banco Real/Santander, Ambev, Arcelor TIM e Unimed. Sua ênfase é no diálogo com os diferentes públicos afetados pelas atividades de uma organização (stakeholderes) e no engajamento desses públicos visando a inovação, o comportamento ético, a eficácia, a justiça social e menores impactos ao meio ambiente.    

Fez mestrado em Gestão de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, mas tem saudades do Colégio Naval e da Escola Naval, que marcaram sua formação acadêmica inicial e lhe ensinaram a amar e respeitar o mar e a natureza.

Foi executivo da IBM, no Brasil e na Europa, e vice presidente da agência de publicidade Giovanni+DRAFTFCB. Como profissional de marketing e comunicação, trabalhou com marcas como Brahma, Petrobrás, TIM, O Globo, NIke e Sebrae. Participou, também, do desenvolvimento de ações de comunicação para importantes organizações do terceiro setor, como Greenpeace, ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), Ashoka e CDI (Comitê para a Democratização da Informática). Por duas vezes foi eleito pela Associação Brasileira de Propaganda como o Profissional de Planejamento e Pesquisa do ano. 

É também autor dos livros Gerente Animador (vencedor do Premio Brahma de Administração) e Uma Questão de Tempo (Editora Objetiva). É também co-autor dos livros infato-juvenis "D8 Robot and the Red Ballon" (com o neto Daniel Borges) e "As Aventuras de Lucas e o Robô Dragão" (com o neto Lucas Borges).   É Diretor Executivo da ONG CBA - Cultura Brasil Austin. 
  
Desde 1993, vem atuando como consultor e ministrando Palestras e Workshops sobre produtividade com base no uso do tempo