quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E agora? Onde vou enfiar o que comprei?


Uma das lojas que mais gosto de visitar quando viajo aos EUA é a The Container Store (http://www.containerstore.com). É fascinante a diversidade e a criatividade de produtos para se organizar tudo dentro de uma casa: do banheiro à garagem, da cozinha ao quarto, do home office à área de serviço. Sempre me surpreendo com as novidades sobre como podemos melhor estocar e organizar as coisas que vamos acumulando ao longo do tempo.

Não é para menos. Não paramos de consumir, seduzidos pelas novidades: livros, calçados, utensílios de cozinha, roupas, tecnologias digitais, material esportivo, acessórios de moda... A lista é infinita. De vez em quando nos assustamos com as horas que estamos gastando para tentar manter a casa (ou escritório) arrumado, em meio a coisas que se avolumam fora de lugar. Há de fato uma relação muito íntima entre desorganização - pessoal e dos espaços à nossa volta - e a improdutividade.

Aí, saímos atrás de soluções. Pode ser a simples compra de um armário extra, ou umas caixas para acomodar melhor itens que estejam “sobrando; pode ser uma decisão mais radical, contratado uma das tantas lojas especializadas em cozinhas, banheiros e armários planejados; ou, se você é de fato uma pessoa MUITO ocupada (ou MUITO desorganizada) pode ser a contratação de um(a) personal organizer para lhe assessorar.

A exemplo da Container Store, são novas oportunidades de negócios para ajudar a conciliar duas questões conflitantes e paradoxais: os espaços cada vez mais exíguos das moradias nos grandes centros urbanos e nosso apetite por consumir, por comprar sem parar, indiferentes aos impactos que essas compras podem estar trazendo para a sociedade . Quem sabe vale a pena pensar na pergunta que dá título a este texto, toda vez que alguma tentação de compras “duvidosas” nos assalte.

Dois exemplos interessantes da Container Store: Sapatos http://www.containerstore.com/shop/dorm/closet/shoeStorage Lixo e reciclagem: http://www.containerstore.com/shop/trashRecycling

Nenhum comentário:

Postar um comentário