sexta-feira, 8 de março de 2013

Tempo e transformação em São Luiz do Maranhão




Estive em São Luiz para dar uma palestra sobre o tema "Como administrar seu tempo num mundo em transformação". Foi dirigida aos servidores públicos do Estado. O lado "em transformação" acabou assumindo um peso relevante, na preparação do conteúdo, ao constatarmos o significativo processo de modernização que está sendo empreendido na gestão do Estado.

Foi interessante fazerrnos a "ponte" entre estas mudanças nas organizações públicas e outros dois contextos: o dos permanentes avanços tecnológicos presentes nas ferramentas de comunicação e acesso à informação; e a necessidade de mudanças na relação dos indivíduos com o uso do seu tempo, na busca por maior produtividade, realização e qualidade de vida.


Uma das conclusões mais importantes do evento foi a resposta da platéia à provocação que fiz sobre qual seria o principal concorrente deles, já que não se tratava de empresa privada atuando em mercado competitivo. O TEMPO!!!! 

Como assim, você pode estar se perguntando? O tempo de resposta às demandas dos cidadãos que em geral estão se sentindo cada vez mais sem tempo e mais estressados (portanto mais sensíveis a quaisquer demoras); e as referências de tempo alcançadas por outras organizações públicas, nos seus processos de prestação de serviços, que servem de exemplo e incentivo.

Confesso que me senti muito animado e esperançoso em vivenciar e ouvir tudo isto. Valeu a viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário