sexta-feira, 22 de julho de 2011

Isto ou aquilo? Chave para o tempo e a sustentabilidade.

"Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
Se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
Qual é melhor: se isto ou aquilo."


Estes versos de Cecília Meireles – escritos para crianças de qualquer idade - traduzem muito bem a nossa perplexidade, que se repete a cada instante, ao termos de fazer escolhas diante das mínimas coisas. Escolhas que vão traçando o nosso caminho e os nossos destinos, passo a passo. As escolhas entre “isto” ou “aquilo” determinam também como o nosso tempo será usado. A decisão será sempre de cada um de nós.

Mas há outras questões. Tudo o que fazemos - tudo - gera algum tipo de impacto. Impacto sobre nós mesmos, na maioria das vezes. Mas também sobre as outras pessoas ou sobre o ambiente em que vivemos. Quando vemos o balanço preocupante, muito preocupante do que está ocorrendo no planeta e na sociedade, nem sempre lembramos de que este resultado tem muito a ver com as escolhas que temos feito – e continuamos fazendo.

Sobre as escolhas passadas, só podemos lamentar. Sobre as escolhas de agora – e as do futuro – que continuarão a ser necessárias para responder à incansável indagação do “Isto ou Aquilo?”, o cenário é completamente diferente. Nós tempos, sim, como antecipar a natureza e a intensidade dos impactos que iremos causar com as pequenas - e grandes – decisões, sobre nosso tempo, sobre os outros e sobre o Planeta. Optar por “Isto” ou por “aquilo” pode então ficar mais simples, mais prazeroso e mais proveitoso para todos nós.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, seus textos são perfeitos!
    Já estou te seguindo aqui no Google e no Dihitt.
    Me siga também: psicopati.blogspot.com
    Beijo!

    ResponderExcluir