domingo, 3 de abril de 2011

Tempo Orgânico - antecedentes


Duas questões motivaram a reflexão que levou ao conceito de Tempo Orgânico. Primeiro, a saturação do tempo. O que é isso? É o somatório de dois fatores: uma vida cada vez mais acelerada, corrida, no limite ,que leva a todos nós a uma só reclamação: NÃO TENHO TEMPO PRA MAIS NADA!!!. O outro fator que completa esta sensação de tempo saturado são os excessos. Excesso de informações nos cercando em toda parte, on line, off line e mobile; excesso de alternativas e de escolhas no nosso cotidiano de consumo; e excesso de contatos com um número crescente de pessoas com as quais precisamos - ou desejamos - interagir, seja no trabalho ou nas redes sociais.
Em paralelo a esta saturação do tempo que nos angustia no dia-a-dia, há a saturação do planeta. Esta é uma conscientização cada vez maior a que somos expostos, dos impactos que nosso modelo de crescimento, nossos estilos de vida e nossos comportamentos irresponsáveis estão gerando. E a triste constatação dos riscos a longo prazo que nossa civilização - e nossos filhos e netos - estão correndo. Será este o legado que queremos deixar?
A combinação dessas saturações é um terreno fértil para o estresse, para o desenvolvimento de doenças crônicas e para a sensação de infelicidade, por mais que a expectativa de vida esteja crescendo. Mais tempo de vida pra que, afinal? É preciso, portanto, uma nova abordagem para o uso de nosso tempo, que possa oferecer uma melhor resposta a isso tudo: o TEMPO ORGÂNICO.

Um comentário:

  1. Alvaro, seus posts são ótimos, estou me deleitando com todos eles! Que idéia genial fazer o blog, e melhor ainda escrever um livro sobre esse tema... E escolhi este post para te contar hoje (13/07) que, há exatamente 26 dias (13 dias de junho + 13 dias de julho), joguei para o alto aquela vida louca de Barra/Centro, Centro/Barra todos os dias (04 horas por dia no ônibus do condomínio), e sou a mais nova corretora de Imóveis da Julio Bogoricin, na loja do Barra Square (o shopping do Teatro Grandes Atores e supermercado Zona Sul), do ladinho da minha casa!!! Estou A-D-O-R-A-N-D-O, e nem preciso dizer que o seu blog (e futuramente o seu livro) tem tudo a ver com o meu momento pessoal... Beijo, Marcia Arantes

    ResponderExcluir